segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Zip-Zip

Zip-Zip
Zip-Zip / Movieplay ZIP 2001 L
1969
LP

1. Zipfonia (Nuno Nazareth Fernandes) Orquestra Zip
2. Fonte de Água Vermelha (Hugo Maia de Loureiro) Hugo Maia de Loureiro
3. Steady (Tradicional) Intróito
4. Cantata para uma Velha Só (José Carlos Ary dos Santos / Nuno Nazareth Fernandes) Raul Solnado
5. Excerto do Concerto N.º 1 (Piotr Ilitch Tchaikovsky) Orquestra dir. António Victorino d'Almeida
6. I'll Not Marry at All (Tradicional) Efe 5
7. À Saída do Correio (António Cabral / Padre Fanhais) Padre Fanhais
8. Ixi Ami (Minha Terra) (Rui Mingas) Rui Mingas
9. Poema "Futebol" (Tóssan) Tóssan
10. Frère Souviens-Toi (José Barata Moura) José Barata Moura
11. Farrapo (José Froes Leitão) José Froes Leitão

Este disco marca o início da histórica editora Zip-Zip e tem também a particularidade de quase todas as canções nele presentes não terem sido regravadas pelos seus intérpretes. Mais ainda, este é também o único registo fonográfico do cantautor José Froes Leitão, e uma das raríssimas oportunidade de escutar o poeta Tóssan de viva voz, com um relato futebolístico em forma de poema. No caso dos grupos Efe 5 e Intróito, surgem aqui duas canções tradicionais norte-americanas, área que ambos os grupos abandonariam nas suas discografias em nome próprio mas que foram marcantes no seu percurso artístico. Raul Solnado interpreta uma canção cómica e bem conhecida da autoria da dupla Ary dos Santos / Nazareth Fernandes, "Cantata para uma Velha Só". Dos cantautores "consagrados", temos Francisco Fanhais (aqui ainda Padre) e José Barata Moura (com um tema em francês, caminho que continuaria no seu primeiro EP), e há ainda lugar para Hugo Maia de Loureiro (que em 1971 "quase" ganharia o Festival da Canção com a "Canção de Madrugar") e para o angolano Rui Mingas. Por último, António Victorino d'Almeida leva a música erudita ao "povo" e mostra que o "Concerto N.º 1", de Tchaikovsky, é afinal bem mais conhecido do que se julga. Um pedaço de história, portanto, neste ano em que se comemoram os 40 anos do programa televisivo "Zip-Zip", com três das personalidades mais carismáticas de sempre da RTP - Carlos Cruz, Fialho Gouveia e Raul Solnado - a abrirem brechas no regime e a anunciarem o 25 de Abril de 1974.

A capa e o logotipo do boneco são da autoria de Manuel Pires.

10 comentários:

Fantomas disse...

Tenho muita pena que não apareço o tema do Quarteto 1111 neste disco!

bissaide disse...

Pois, a quem o dizes... Em disco, apenas o tema "Bissaide" se aproxima do genérico do Zip-Zip...

Fantomas disse...

Isso é verdade, caro... Bissaíde :)

Anónimo disse...

Muito interessante e históricamente bastante correcto.Permitam-me destacar ainda o belissimo "poema " que ALMADA NEGREIROS desenhou expressamente para este disco, e que figura na contra capa.anesse

Anónimo disse...

Se se quiserem dar ao trabalho de visitar no YOUTUBE manuelantoniopires2, há para lá umas "coisitas" de comemoração dos 40 anos

bissaide disse...

Já fui ver os vídeos, que estão bem interessantes! Portanto, a imagem que aqui usei é da autoria do Manuel - e que imagem! Já agora, tem no seu espólio a música completa que o Quarteto 1111 gravou para o genérico?

manuel pires disse...

Eu.....lá ter....tenho que ter....o pior é encontrar..... no meu espólio ( des)arquivo!! Já corri meia Lisboa, por onde o meu espólio anda espalhado, mais que guardado, mas...não encontrei em tempo ùtil, nem sequer para por no video do genérico, vergonha das vergonhas. Normalmente não perco nada, mas o problema é encontrá-lo .....quando faz efectivamente falta....fatalidades, enfim. Ainda tenho a 1ª maquete do Zip, e a escritura pública de cedência de PARTE DOS DIREITOS do ZIP ( não valeu de nada, mas enfim....existe)

bissaide disse...

Seria bem interessante ouvir isso. Tal como seria bem interessante uma exposição alusiva aos 40 anos do Zip-Zip (lembrei-me agora!). É uma pena tremenda que já não existam todos os programas...

Anónimo disse...

Ora, o que acontece, é que eu recebi essa gravação em " KLANG " (formato de registo magnético, analógico, com medidas e perfurações iguais às do filme 16mm ), e apartir de aí, esse material já pertencia à RTP. Estamos entendidos?......Quanto a exposições do género da sugerida.......eu, "mesmo que fosse, não empurrava", quer dizer: dependendo muito de quem organizasse, até poderia, eventualmente emprestar algum material original, mas não quereria ter nada a ver, já que qualquer iniciativa dessas teri forçosamente que incluir os produtores/ apresentadores.....e eu quero é estar BEM LONGE.

Anónimo disse...

.......e além disso, sinceramente, acho que haverá milhôes de coisas mais importantes em que utilizar tempo e energias, ( que me perdoe quem sugeriu ), e isto, que fique claro, sem renegar absolutamente nada do que produzi para o programa, salvaguardando as relações comerciais/ financeiras, tremendamente desastrosas para mim, mas, como dizia o outro.. "É A VIDA". ...E depois, piratas e pirataria sempre houve, hoje é o que se vê......e vai continuar a haver, enquanto o mundo for mundo.AMEN ( com pronúncia em inglês,que è mais musical)